Governança

A Hidrotérmica possui o compromisso de garantir o atendimento às melhores práticas de governança.

Administração, Conselho e Comitês

A Hidrotérmica possui o compromisso de garantir o atendimento às melhores práticas de governança, tendo como objetivo a gestão estratégica e eficiente do negócio, além de visar a transparência em seu relacionamento com gestores, colaboradores, fornecedores, investidores, credores, órgãos públicos e a comunidade impactada por todas as ações da Companhia.

A estrutura de Governança Corporativa da Hidrotérmica é composta pelos Acionistas, Conselho de Administração e pela Diretoria, bem como do Departamento de Compliance, Comitê de Ética e políticas e procedimentos que regulam as normas internas.

Os Acionistas da Hidrotérmica são Bolognesi Energia S.A., com 78,67% (ON), 0% (PN) correspondendo a 62,44% de participação total, e Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FI-FGTS, com 21,33% (ON), 100% (PN) correspondendo a 37,56% de participação total

O Conselho de Administração da Companhia é composto por até cinco membros, sendo três indicados pelo acionista Bolognesi Energia S.A, e dois indicados pelo acionista FI-FGTS.

A Diretoria da Hidrotérmica é composta por 2 membros, sendo um Diretor Financeiro e um Diretor Jurídico, eleitos pelo Conselho de Administração. Os membros da Diretoria conduzem os negócios e operações com estrita observância às disposições do Estatuto Social, Acordo de Acionistas, decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração. Adicionalmente, há um Diretor eleito nas demais controladas da Companhia que representa a Diretoria Técnica.

A Companhia conta ainda com a Auditoria Contábil anual das Demonstrações Financeiras da Companhia, com o objetivo de garantir acuracidade e transparência de todas as movimentações financeiras da Companhia.

COMPLIANCE

A Hidrotérmica conta com uma estrutura de Compliance, que entre outros objetivos, busca assegurar, em conjunto com as demais áreas da Companhia, a adequação e o fortalecimento do sistema de controles internos, procurando mitigar riscos de acordo com a complexidade de seus negócios e, ainda, disseminar a cultura de controles para o cumprimento das leis, contribuindo, desta forma, para o crescimento da percepção externa de valor de sua governança corporativa.

O Programa de Compliance da Hidrotermica foi desenvolvido e implementado pela área de Compliance respeitando a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) e observando as melhores práticas de governança corporativa.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Comitê de Ética

A Hidrotérmica conta com um Comitê de Ética, cujas atribuições são implementar, disseminar, revisar e atualizar o Código de Conduta Ética e Profissional, assim como administrar o Canal de Denúncias, conduzindo apurações e propondo medidas corretivas nos casos de infrações. 

Este comitê é responsável por auxiliar na solução de questões éticas que possam surgir, relacionados à maneira como as políticas empresariais do Grupo são interpretadas no dia a dia, e tem atuação independente e autônoma composta por 3 membros, todos profissionais dos quadros da Companhia.

Código de Conduta Ética e Profissional

O Código de Conduta Ética e Profissional apresenta os princípios éticos que devem orientar as decisões e a conduta dos colaboradores da Hidrotermica, suas subsidiárias e públicos de seu relacionamento.

O Código Conduta da Hidrotérmica reitera o compromisso da Companhia com a legalidade, ética, transparência, desenvolvimento sustentável, visão participativa, em estrita observância às leis e às melhores práticas de governança corporativa.

Canal da Ética

A Hidrotérmica, como parte do esforço de consolidar os compromissos do Código de Conduta Ética e Profissional, coloca à disposição dos colaboradores o Canal da Ética, no qual é possível registrar relatos sobre ações que não estão em conformidade com o seu Código de Conduta Ética e Profissional.

O Canal da Ética é um serviço de comunicação independente e seguro, a qual é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Conduta Ética e Profissional da Companhia, bem como leis e regulamentos em vigor.

As informações relatadas são recebidas pela Resguarda, o que assegura o sigilo e tratamento adequado dos relatos. Os canais de comunicação estão disponíveis, nos dias úteis, através do telefone: 0800-891 4636, das 8hs às 20hs ou a qualquer momento pelo e-mail: ética.hidrotermica@resguarda.com e no  site:www.resguarda.com/canaleticahidrotermica.

LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS

De acordo com o Art. 41 da LGPD, o profissional responsável pela função de D.P.O. (Data Protection Officer) ou Encarregado da Proteção de Dados é o Gerente de Compliance – Sr. Verdi Monteiro.
 
O D.P.O. é responsável por:

  • Aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e tomar providências;
  • Receber comunicações da Autoridade Nacional e adotar providências;
  • Orientar os empregados e demais contratados a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
  • Executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares.

 
Do exercício pelo titular dos seus direitos 

Para receber todos os esclarecimentos necessários e viabilizar o exercício dos seus direitos, conforme o caso, o Titular deve informar, de forma clara e objetiva:

  • Qual a solicitação,
  • Direito que gostaria de exercer e
  • Comprovar sua identificação apropriadamente.
  • Para exercício dos direitos, o titular deverá acessar o D.P.O, no e-mail: dpo@ht-hidrotermica.com.br