Histórico
A Hidrotérmica S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede em São Paulo e concentra sua atuação no setor de geração de energia elétrica em todo o Brasil.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
A Hidrotérmica S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede na cidade de São Paulo e que desenvolve, desde 1999, projetos e estudos do mercado energético brasileiro. A Companhia atua na implantação, geração e comercialização de energia elétrica através de: Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas de Energia Termelétricas (UTEs) a partir de biomassa, diesel, óleo combustível e/ou gás natural.
Acompanhando as perspectivas de crescimento do cenário energético brasileiro, a Hidrotérmica, vem, desde a sua fundação, investindo no aprimoramento de seu time técnico e administrativo, buscando identificar novas oportunidades de negócio em sua área de atuação.
Ao longo de todos os anos, a Hidrotérmica se prepara qualitativamente, acumulando experiências através do desenvolvimento de empreendimentos hidro e termelétricos. Atualmente a empresa vê com satisfação todos os seus esforços, visto que, após muito trabalho e grandes investimentos, obteve elevada importância no panorama elétrico do Rio Grande do Sul.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
2020
- Início da prospecção do projeto PCH Primavera.
2017
- Celebração de contrato para transferência da autorização e dos CCEARs da UTE Novo Tempo para a empresa Gás Natural Açu LTDA (Prumo Logística S.A.).
2016
- ANEEL aprova os projetos das PCHs Dos Gatos, Dos Morros, Vinte Tiros, Umbu, Bonasera e Mogno, totalizando 115 MW de Capacidade Instalada;
- Mudança da sede para a cidade de São Paulo.
2013
- Entrada em operação da UTE Pernambuco III.
2012
- Entrada em operação comercial da PCH São Paulo;
- Entrada em operação comercial da Termelétrica BEN Bioenergia;
- Início das obras da Termelétrica Pernambuco III.
2011
- Entrada em operação das PCHs Autódromo e Boa Fé;
- Entrada em operação da UTE Palmeiras de Goiás;
- Início da construção da Termelétrica BEN Bioenergia;
- 2º aporte do FI FGTS, elevando a participação na Hidrotérmica para 37,56%.
2010
- Entrada em operação das PCHs Serrana e Criúva.
2009
- 1º Aporte do FI FGTS adquirindo 21,3% da Hidrotermica.
2008
- Entrada em operação das PCHs Vêneto e Da Ilha;
- Início da construção das PCHs Serrana e Criúva.
2006
- Início da construção das PCHs Vêneto e Da Ilha.
1999
- Fundação da Hidrotérmica S.A. na cidade de Porto Alegre;
- Início da prospecção de projetos para aproveitamento hídrico.
NOSSOS NEGÓCIOS
TERMELÉTRICAS
As Usinas Termelétricas (UTEs) possuem tecnologia avançada que permitem localização próximo à zonas urbanas, de forma que não ofereçam riscos ambientais. As UTEs são consideradas estratégicas para a oferta de necessidade energética do país. Atualmente a Hidrotérmica possui 3 usinas termelétricas, sendo 2 termelétricas a óleo e uma termelétrica a partir de biomassa, totalizando 430 MW de capacidade instalada.
PCHs
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) estão implementadas em locais escolhidos de acordo com estudos criteriosos sobre a região, levando-se em conta o máximo de aproveitamento da topografia, com o mínimo de impacto em relação ao meio ambiente. As PCHs tem papel fundamental na diversificação da geração sustentável de energia elétrica no país. Atualmente a Hidrotérmica possui 7 PCHs em operação, totalizando 166 MW de capacidade instalada.