A energia resultante da transformação de calor é conhecida como energia termelétrica. Neste processo, há duas principais formas das usinas produzirem energia: usinas de biomassa e usinas de combustão. Estas instalações de energia são utilizadas estrategicamente no Brasil.
Por usarem combustíveis fósseis, usinas termelétricas não são vulneráveis às instabilidades climáticas, por isso, seu acionamento é comum em situações pontuais, tais como cenários de instabilidade climática, alta demanda de energia ou risco de sobrecarga.
Outra grande vantagem da energia termelétrica é a versatilidade no aspecto de construção: termelétricas podem ser construídas em uma grande variedade de lugares, inclusive nas proximidades dos centros urbanos, permitindo uma melhoria na distribuição energética para essas comunidades. Isso as difere de outros tipos de usinas, como hidrelétricas, que muitas vezes ficam distantes desses centros.
Para abastecimentos menores, os geradores termelétricos podem até ser transportados, atendendo demandas em locais isolados ou em situações de emergência. Estes são alguns aspectos relevantes de se conhecer sobre a energia termelétrica, mas além disso, este artigo irá abordar:
- Como é produzida a energia termelétrica;
- Qual é a importância da termelétrica para o cenário energético brasileiro;
- Indústria brasileira e benefícios de investimento em fonte termelétrica.
Como é produzida a energia termelétrica
Uma instalação de termelétrica produz energia térmica a partir da queima de combustíveis. Estes combustíveis pode ser: bagaço, madeira, petróleo, gás natural, entre outros materiais fósseis. Quando esses combustíveis são queimados ou, no caso das usinas termonucleares, quando ocorre um processo físico-químico, um volume de água é aquecido e transformado em vapor. Esse vapor movimenta uma turbina que converte a energia do gás ou vapor em eletricidade.
Dito de outra forma, a energia cinética adquirida quando o vapor passa pela turbina é utilizada para produzir eletricidade, que converte energia mecânica em energia elétrica. Este tipo de energia é utilizado pelo setor elétrico desde o final do século XIX e, desde então, a produção vem se aperfeiçoando.
Qual a importância da termelétrica para o cenário energético brasileiro?
O Brasil é rico em recursos de energia renovável, fator extremamente importante para um desenvolvimento sustentável. No entanto, além dessas fontes de energia, é preciso também ter uma matriz com algumas fontes não renováveis, como é o caso das termelétricas.
Em momentos de instabilidade climática, como níveis baixos nos reservatórios de hidrelétricas, termelétricas podem ser acionadas, assegurando o abastecimento de energia para a população.
Outro fator importante é que, as instalações de termelétricas são possíveis mesmo perto de áreas urbasnas, em contraste com outras fontes de energia. O fato de as centrais termelétricas poderem ser construídas em áreas próximas das cidades reduz o custo de linhas de transmissão.
A construção de termelétricas também tende a ser rápida, o que facilita quando há demandas que precisam ser atendidas rapidamente, além do fato de que esta energia é uma opção para regiões que não possuem alternativas viáveis, como áreas que carecem de água suficiente para a construção de hidrelétricas ou de energia eólica para instalação de parques.
Indústria brasileira e benefícios de investimento em fonte termelétrica
No sistema brasileiro, usinas termelétricas têm impacto positivo na redução de custos de energia, fora o fato de proporcionarem melhor segurança no abastecimento energético. O poder e a adaptabilidade desta fonte são diferenciais extremamente vantajosos.
A disponibilidade de combustível determina quando iniciar e terminar a atividade, garantindo maior controle, além da possibilidade de gerar uma grande quantidade de energia durante o processo de combustão.
Quando se trata de flexibilidade, uma ampla gama de combustíveis – de sólidos a líquidos – podem ser utilizadas. Os recursos utilizados, como carvão, diesel, óleo combustível, são altamente eficientes e há ainda a possibilidade de utilizar biomassa, uma alternativa mais sustentável, renovável e que produz uma menor emissão de gases de efeito estufa.
O cenário de investimentos neste tipo de usina encontra-se positivo, em um momento de crescimento e com debates acalorados, sendo que termelétricas que fazem uso de gás natural como fonte vêm se destacando. Segundo o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de 28 de dezembro de 2023, o país bateu recorde de produção de gás natural em 2023.
O modelo é considerado uma fonte que assegura um fornecimento energético firme e, segundo especialistas da Reuters, é esperado que ao longo de 2024 esse tipo de energia seja ainda mais utilizado. Os especialistas afirmam ainda que o volume de chuvas – responsáveis diretas na produção e desempenho de hidrelétricas – deve cair, impactando diretamente esta fonte e gerando a necessidade de suprir a demanda com usinas de maior controle, como é o caso da energia térmica.


