BENEFÍCIOS

Os locais para a implantação das PCHs foram escolhidos de acordo com criteriosos estudos sobre a região, levando-se em conta principalmente o máximo aproveitamento da topografia com o mínimo impacto em relação ao meio ambiente. A área alagada limita-se a vales com o rio encaixado onde não será necessário realizar o deslocamento de populações.

Programas ambientais que asseguram locais ecologicamente equilibrados, monitorados e restaurados para a preservação dos indivíduos das espécies que habitam este ecossistema.

Divulgação de métodos de educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Apresentação para acadêmicos universitários das técnicas de implantação, construção e operação de empreendimentos dessa natureza.

Aumento da arrecadação de tributos para os municípios e para o Estado.

Geração de centenas de empregos durante as fases de implantação.

Programas de educação, segurança e apoio a população.

Melhorias de acessos e infraestrutura.

Os empreendimentos hidrelétricos trazem consigo uma característica muito significativa para os municípios onde são instalados, que é o potencial turismo ecológico diretamente associado aos usos do reservatório e pontos de beleza paisagística. O empreendedor ainda reforça essa tese incentivando às comunidades locais do empreendimento a utilizarem esse recurso.